Páginas do Portimão Sempre

terça-feira, 1 de maio de 2012

Câmaras municipais aumentam atraso nos pagamentos


As câmaras demoram cada vez mais tempo para pagar aos fornecedores. Segundo dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), no final do ano passado o prazo médio de pagamento dos municípios cifrava-se em 122 dias, o que representava um aumento em mais 22 dias relativamente ao ano anterior.

Portimão lidera a lista dos piores pagadores, com 899 dias (ver caixa), seguido de Castanheira de Pera (816 dias). No que se refere às duas principais autarquias, Lisboa demora 96 dias e o Porto 16. O município que paga mais rápido é Anadia, com apenas três dias.
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) diz que o agravamento do prazo médio de pagamento "já era esperado". Fernando Ruas salienta que "as câmaras têm vindo a perder receitas do Orçamento do Estado" e, por outro lado, a crise "reduziu os impostos locais". Ao mesmo tempo, destaca, "os problemas sociais, aos quais as autarquias têm de dar resposta, aparecem cada vez mais".

O líder da ANMP considera que o mais preocupante são as dívidas de curto prazo com mais de 90 dias, no valor total de cerca de 1,5 mil milhões de euros. A solução passa pela criação de uma linha de financiamento aos municípios. "Estamos a trabalhar com o Governo para resolver a situação", diz Fernando Ruas.

Portimão é a autarquia que demora mais tempo a pagar e uma das mais endividadas do País, segundo o último ‘Anuário Financeiro dos Municípios".

SOMADAS AS DÍVIDAS À BANCA
Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, reconhece as dificuldades financeiras, mas diz que o prazo médio de pagamento revelado pela DGAL "não significa que a câmara leva 899 dias para pagar aos fornecedores, pois foram contabilizadas as dívidas à Banca, o chamado factoring, no valor de 85,6 milhões de euros".

Fonte: Correio da Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/aumenta-atraso-nos-pagamentos

1 comentário:

  1. http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=554445

    ResponderEliminar