Páginas do Portimão Sempre

sábado, 26 de maio de 2012

Instalações em Portimão do Banco Alimentar Contra a Fome são estreadas este fim de semana


Ao longo deste fim-de-semana, as instalações que a Câmara Municipal de Portimão cedeu gratuitamente para criação de um polo local do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACFA) começam a cumprir a sua missão.

O protocolo de cedência, que vigorará nos próximos oito anos, foi assinado sexta-feira pelo presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, e pelo presidente de direção do BACFA, Adriano Pimpão, na presença de algumas dezenas de representantes da rede social do município.

Segundo Adriano Pimpão, “a parceria agora estabelecida permite resolver sérios problemas de ordem logística, nomeadamente em termos de tempo e de transporte dos bens recolhidos nas campanhas, mas vai muito para além disso, pois é concretizada num período muito difícil da nossa sociedade, representando uma boa decisão política.”

Adriano Pimpão sublinhou ainda “o respeito total da autarquia face à forma de atuação e à autonomia do BACFA, compreendendo que é missão do poder local enquadrar as iniciativas da sociedade civil, sem necessariamente as controlar”.

Manuel da Luz destacou a ajuda às pessoas que mais sofrem com a crise: “Vivemos num tempo em que as palavras e o discurso político pesam muito pouco, mas não é esse – seguramente – o caso. Com este gesto, que terá consequências imediatas, estamos a contribuir para minimizar um problema com uma acutilância e urgência enormes e que só as pessoas que sofrem as consequências desta grave crise poderão avaliar e reconhecer.”

O novo polo do Banco Alimentar, que tem 400 m2 e se situa na zona industrial de Vale da Arrancada, funcionará como local de receção, conservação e distribuição de alimentos aos concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Monchique, Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, permitindo assim uma ajuda mais eficaz a 22 instituições de solidariedade social do barlavento algarvio.

Na campanha nacional de angariação de bens alimentares marcada para este fim-de-semana passarão pelo armazém cem voluntários, para além dos 250 voluntários presentes nos estabelecimentos comerciais que em Portimão aderem à iniciativa.

As sete instituições de solidariedade social de Portimão apoiadas pelo BACF integram também as equipas que colaborarão no armazém. São elas a Casa de Nossa Senhora da Conceição, A Catraia – Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora do Amparo, a CRACEP – Cooperativa de Reeducação da Criança Excepcional de Portimão, o GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes, o Lar Bom Samaritano e a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.

Fonte: Diário Online Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário