Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 31 de maio de 2012

IMI máximo vai durar 20 anos


As câmaras municipais à beira da falência que recorram ao Programa de Apoio à Economia Local vão ter de cobrar a taxa máxima de IMI de 0,5% durante 20 anos. À partida, estão em causa 53 autarquias que apresentam uma situação de desequilíbrio financeiro estrutural, como são os casos de Portimão, Aveiro e Seixal. Com a aplicação desta medida, o presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, diz que "muitas famílias não terão hipótese de pagar o IMI."

A situação financeira desses 53 municípios é tão grave que 16 deles apresentam já despesas anuais superiores às receitas. É o caso de Portimão, Aveiro, Alijó e Nelas. Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios, reconhece que "vão ser exigidos alguns sacrifícios aos munícipes, mas só acede ao acordo quem quiser."

Certo é que as 53 autarquias têm uma dívida total superior a 1,6 mil milhões de euros. Deste total, 739 mil euros são dívida de curto prazo e 555 mil euros pagamentos em atraso acima de 90 dias. Face a esta situação, o Governo impõe aos municípios contenção na despesa e maximização na receita.

O presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, receia que "a receita da cobrança não corresponda às expectativas, porque as pessoas podem não pagar o IMI." E o líder da ANP frisa que "o aumento do IMI e das taxas dos serviços vão ter um efeito financeiro brutal."

Fonte: Correio da Manhã

1 comentário:

  1. Se o presidente da CMP afirma recear que a receita da cobrança do IMI não corresponda às expectativas, porque as pessoas não podem pagar, qual a razão porque em vez da taxa de 0,5€ durante 20 anos não aplica uma taxa de 2% durante 5 anos? A população ficará muito satisfeita desde que a justificação seja "É a única forma deste concelho ser governado por elementos do Partido Socialista", pois isso é um luxo que se paga caro. Se as pessoas passarem a andar descalços, com roupa rasgada, a passar fome ou a se morderem uns aos outros para a atenuar isso não interessa, pois a vida não se compadece com assuntos menores desde que existam uns deuses socialistas a comandá-los. A população deve juntar-se em frente à câmara de Portimão diariamente para aplaudir e incentivar o "trabalho árduo dos autarcas socialistas", pois isso fará com que não se lembrem que têm fome e necessidades. Nada melhor do que um "grande banho socialista" todos os dias para resolver os problemas do povo!!!

    ResponderEliminar