Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Novo Centro de Saúde de Portimão abre na sexta-feira


O novo Centro de Saúde de Portimão vai abrir na sexta-feira, estrutura que servirá cerca de 50 mil utentes de três freguesias daquele concelho, disse esta quinta-feira à agência Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Orçada em 6,7 milhões de euros, co-financiada em 50 por cento por fundos comunitários, a obra foi iniciada em 2007 e concluída em Janeiro deste ano, depois de ter estado parada cerca de um ano devido à insolvência do empreiteiro.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ARS-Algarve disse que o "funcionamento normal dos serviços apenas ficará assegurado" no dia 28 de Maio, sendo o fim-de-semana aproveitado para efectuar alguns ajustamentos.

"Existem sempre dificuldades na mudança de instalações, o que implica ajustamentos a vários níveis, os quais serão feitos ao longo do fim-de-semana", observou o médico Martins dos Santos.

Segundo o responsável, o novo centro de saúde concentrará todos os serviços de saúde pública, actualmente dispersos por vários edifícios da cidade, bem como a sede do Agrupamento dos Centros de Saúde do Barlavento algarvio.

"É uma infra-estrutura de saúde moderna, capacitada para uma resposta ao nível dos cuidados primários e especializados do Serviço Nacional de Saúde", enfatizou aquele o responsável da ARS-Algarve.

Martins dos Santos estimou que a concentração da área de saúde pública num só edifício "representará uma poupança de cerca de 15 mil euros mensais".

O antigo Centro de Saúde funciona em instalações arrendadas à Misericórdia de Portimão, com um custo mensal superior a 10 mil euros.

O presidente da Administração de Saúde do Algarve crê que o equipamento "irá melhorar as condições de trabalho dos profissionais, as quais se reflectirão no atendimento e tratamento" aos milhares de utentes do concelho.

"As anteriores instalações eram exíguas em espaço, o que criava limitações ao serviço prestado", destacou Martins dos Santos.

Com uma área de cerca de 8.800 metros quadrados, o centro possui 70 gabinetes.

A construção foi iniciada em Dezembro de 2007, mas a obra esteve parada durante cerca de um ano devido à insolvência do empreiteiro. Em 2010, a ARS-Algarve tomou posse administrativa da obra, tendo aberto novo concurso público para a sua conclusão.

Fonte: RCM pharma

1 comentário:

  1. O Sócrates era o perdulário, engraçado, deixou muita obra feita, tanto quando Ministro do Ambiente como PM, mas isso não interessa nada...!!! o que interessa são as fofocas acerca da personalidade. Que pena tenho que a nossa sociedade tenha esta mentalidade. Gosto muito de ser portuguesa só não gosto da sociedade em que vivo.

    ResponderEliminar