Páginas do Portimão Sempre

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Marinheiro salva homem no rio Arade


António Vargas no navio ‘Santa Bernarda’, no cais Gil Eanes, onde salvou o homem que caiu ao rio


Os gritos de "homem ao mar" alertaram António Vargas quando seguia de bicicleta pelo passadiço junto ao rio Arade, em Portimão, para mais uma aula na Escola Náutica. Ao perceber que um homem tinha caído ao rio, junto ao cais Gil Eanes, o marinheiro do navio ‘Santa Bernarda’ foi a correr buscar uma bóia e lançou-se à água, conseguindo salvar a vida a Virgílio Velhinho, de 32 anos, que já se encontrava inanimado, em pré-afogamento.

A situação ocorreu pelas 21h00 da passada terça-feira. "Ouvi as pessoas gritar e percebi que o homem se estava a afogar mesmo junto à popa do ‘Santa Bernarda’. Quando o agarrei, ele já estava de bruços, a ser arrastado pela corrente", descreveu ao CM António Vargas, de 45 anos, cujo gesto heróico vai ser esta manhã alvo de agradecimento público pela Autoridade Marítima, na Capitania do Porto de Portimão.

"O que importa é ter salvo uma vida humana", diz o marinheiro. "Quando o vi na água, não pensei, atirei-me e pronto, lembro-me do frio da água", refere. Depois de ter içado a vítima para o cais, António Vargas tentou reanimá-la. "Passados alguns momentos, o homem começou a reagir, e entretanto chegou o INEM, que o transportou para o Centro Hospitalar do Barlavento, em Portimão, onde ficou internado", adiantou.

Virgílio Velhinho, residente em Lagos, viria a ter alta sexta--feira e encontra-se bem. António Vargas, solteiro, é natural de Almada e reside em Alferce, Monchique. Trabalha desde há dois anos no navio ‘Santa Bernarda’, que se dedica a passeios turísticos pela costa algarvia, e está a tirar o curso de patrão local na Escola Náutica. Antes, esteve na Islândia a pescar bacalhau. "Gosto do mar e do meu trabalho. É calmo e, às vezes, divertido", diz António Vargas.

Fonte: Correio da Manhã

2 comentários:

  1. Gesto de louvar, que poucos teriam a coragem de fazer.
    O Sr António Vargas, trabalha pertinho de mim e não tinha conhecimento da façanha.
    Deixo-lhe um abraço de agradecimento

    Norberto Sousa

    ResponderEliminar
  2. tenho a dar os parabens ao senhor que se atirou á agua para salvar uma pessoa,mas uma coisa é serta se ouve-se resguardo ou alguma protecção nada disso tinha acontecido

    ResponderEliminar