Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desporto Motas de água e Fórmula 4 prometem fim-de-semana emotivo nas águas do rio Arade


No fim-de-semana de 5 e 6 de maio, as águas da Zona Ribeirinha de Portimão e do estuário do rio Arade vão-se agitar com o V Endurance Internacional de Portimão em motas de água, conjuntamente com a primeira prova do Campeonato Nacional de Motonáutica na categoria Fórmula 4, que integram o “Grande Prémio de Portimão”.

A principal prova do programa, que pela primeira vez fará parte do calendário oficial do Aquabike International UIM Endurance Championship, compreenderá uma corrida de cinco horas “non stop”, aberta a equipas com o máximo de dois pilotos e dois assistentes, num circuito com longas retas e alguma técnica, sendo esperados vários campeões do mundo e da Europa.

Assim, o “Grande Prémio de Portimão” arranca a partir das 09h00 de domingo, com o V Endurance Internacional de Portimão, cujo final está previsto para as 14h00, ao passo que a prova da F4, a contar para o Campeonato Nacional, começará cerca das 15h00 e inclui duas mangas de 15 minutos cada.

Destaque nesta disciplina para o nome do campeão nacional em título Luís Miguel Ribeiro, bem como para Pedro Fortuna (vice-campeão do mundo) e Paulo Raposo, respetivamente 2º e 3º na época transata e que correrão em embarcações do tipo catamarã e motor de 850cc com 70hp, capazes de atingir uma velocidade na ordem dos 140Km/hora.
Mas o programa tem início logo no sábado, pelas 14h00, com uma formação vocacionada para a classe Fórmula Futuro, destinada a jovens dos 8 aos 16 anos, divididos em função da idade pelas cinco classes que compõem a categoria e que utilizarão barcos semirrígidos com 3,5 metros de comprimento, equipados com motores de 8 e 15 HP.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 jovens residentes no concelho de Portimão, podendo ser feitas a partir das 13h30 de sábado nas instalações do CNP - Clube Naval de Portimão, seguindo-se uma reunião de pilotos, onde serão explicadas aos participantes as regras da prova sobre técnica e segurança, e as sessões de treino e provas, em que vão ser avaliadas a destreza (slalom) e a perícia (manobras) dos jovens candidatos, com entrega de prémios prevista para as 19h00.

Todas as provas serão realizadas no rio Arade, entre o Clube Naval de Portimão e a ponte rodoviária, num evento organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Federação Portuguesa de Motonáutica, Promotora Livre e CNP.

Fonte: Barlavento Online
http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=52901

Sem comentários:

Enviar um comentário