Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Portimão é dos concelhos com maior descida do consumo de água



Menos consumo devido a crise

O consumo de água está em queda contínua no Algarve há três anos. A descida é vista como um reflexo da crise económica, que tem levado tanto famílias como empresas a retrair os gastos.

De acordo com dados da Águas do Algarve (AdA), no ano passado foram fornecidos 65,3 milhões de metros cúbicos de água, menos 1,9 m3 do que em 2010, quando o volume foi de 67,2 milhões. Em 2009, a AdA forneceu 71 milhões.

Portimão é um dos concelhos com maior descida. A Empresa Municipal de Águas e Resíduos (EMARP) registou em 2011 uma "redução generalizada dos consumos, e em particular dos não domésticos". Só as empresas gastaram menos 225 mil metros cúbicos de água (-12%), revela a EMARP.

"É o resultado da crise", diz o vereador Jorge Campos, do conselho de administração da EMARP, adiantando que, além das empresas e das famílias, a própria autarquia definiu um plano de poupança, que implicou "desligar a rega em espaços verdes no Inverno e a substituição de sistemas de rega".

Em Faro, a Fagar registou uma redução no fornecimento de 5,8 milhões de m3, em 2010, para 5,4 milhões, no ano passado, isto apesar do número de clientes ter aumentado.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário