Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exemplo de um homem de boa fé, cuja confiança foi defraudada por estar mal rodeado.


Hoje vou quebrar uma regra que a mim me impus, desde que foi iniciado este projecto do Portimão Sempre.

Sempre tive o cuidado de não escrever acerca de ninguém em concreto.
E nunca quis usar nos meus Posts, a imagem de ninguém em concreto.
Por uma questão de precaução, evidentemente.
Mas sobretudo por uma questão de respeito.

Hoje porém, vou quebrar essa minha regra e vou falar de uma pessoa em concreto.
Usarei uma imagem e falarei acerca de alguém em concreto.
Peço desculpa por isso.

Com respeito e com boa fé, pretendo dizer qual é a minha opinião acerca do Senhor Presidente da Câmara de Portimão.

Eu acredito que é um Homem de boa fé e de boa vontade.
Que quis e que quer o melhor para Portimão.
As escolhas que tomou foram com certeza na crença, de que era o melhor para Portimão.

Nunca troquei com ele nenhuma palavra.
Mas penso que é uma pessoa afável, compreensiva e com sincera vontade de fazer bem à sua terra.

Poderá haver quem pense que estou a ser ingénuo…
Que estou a ser extemporâneo nesta minha partilha de opinião…
Mas, penso que o momento é este para partilhar isto.
Sinto vontade de o fazer.
E faço-o.

Apesar de discordar com muito do que têm sido as suas opções e escolhas, acredito que foram todas feitas a acreditar que era o melhor para esta terra.

Agora…

Creio que é um exemplo de como um homem com boas intenções pode ver o seu trabalho hipotecado, por estar mal rodeado.

Rodeou-se de pessoas que não fazem jus à sinceridade das suas intenções.
Delegou responsabilidades nucleares (porque o tinha de fazer) a pessoas que não eram merecedoras.
Por vezes, a amizade pessoal, a lealdade partidária ou a proximidade têm destas coisas.
Impedem de ver com frieza e racionalidade, o carácter de alguém que é próximo.

E agora, a visão que teve do seu projecto ficou comprometida.
É claro que foi e é o Presidente que tem a responsabilidade da presidência, numa altura de crise sem par nos últimos 30 anos.
Isto é inegável.

Mas…
Se tivesse estado melhor rodeado, os resultados teriam sido outros.
Para o Senhor Presidente e para nós munícipes desta terra.

A sua confiança foi na minha opinião, defraudada.
Por pessoas que não têm os valores que ele tem.
E tenho pena por isso.

Mas os valores que acredito que ele tem…
Isso, ninguém lhos tira.

Isto é o que eu penso.
Vale o que vale.
E de certeza que não valerá nada.
Mas é a minha opinião.

Agradeço a atenção.

12 comentários:

  1. Meu caro João Pires, não acha que foram anos a mais para este Sr. Manuel da Luz perceber que estava mal rodeado? Os bons homens, os bons profissionais, os grandes lideres sabem criar equipas vencedoras que partilham com eles (lideres) os mesmos valores....
    Não partilho de todo da sua opinião, "cheiram" a desculpas de mau pagador numa altura em que os "ratos abandonam o navio".

    ResponderEliminar
  2. Mal rodeado mas com boa fé ? Ou é parvo ou é estúpido ! Um líder sabe fazer-se rodear de pessoas de competência e idoneadade comprovada ! Se não correspondem ás expectativas , o líder não espera para substituir ! Ou é como quem é enganado pela mulher pelo melhor amigo...nunca se apercebe ou é o último a saber, quando já é tarde de mais...! Péssimo texto !!!!!!!!! De boas intenções ???? Um verdadeiro anjo provavelmente....!!! É tão ridículo que da palavra não tem a noção ! Quando aparece qualquer reportagemzinha acerca de Portimão, lá aparece o emplastro ! Hoje, dia 19 de Agosto, na RTP 1 , AO FIM DA TARDE, LÁ ESTAVA O EMPLASTRO DAS FOTOS, A FALAR DE UM ASSUNTO SEM INTERESSE NENHUM, DE UMA ESCOLA DE MERGULHO....! SÓ VISTO ! QUALQUER DIA APARECE NESTE PROGRAMA PROPRIAMENTE DITO !

    ResponderEliminar
  3. esse senhor para nao lhe chamar outra coisa é lider ta rodiado por pessoas do seu partido e se se rodiou por pessoas da sua amizade só demonstra k é tudo da sua responsabilidade (a sua descrição é que fala em PESSOAS DA SUA AMIZADE)e eu concordo consigo porque actualmente estou na camara (não lhe digo em que circustancias pois temo represálias ) e tenho escutado cada história e inclusivo textemunhado algumas por isso poupe-me PORFAVOR ,um senão eu falo assim não por ser da opusição porque não tenho partido porque para mim são todos uns cinicos eu falo assim porque essa pessoa não vale a agua que bebe .

    ResponderEliminar
  4. Portimão Sempre Ora então boa noite.
    Vejo que este post, tanto aqui como no facebook, causou reacções com algum grau de intempestividade.
    Este post foi publicado às 20:21 e obteve até à meia-noite 378 visualizações.
    Nunca tantas em tão pouco espaço de tempo.

    Antes de responder à substância, digo que este post acaba por servir para pelo menos ter um vislumbre do "sentimento dominante" quando se fala de uma pessoa em concreto.
    Da pessoa do Presidente da Câmara.
    Porque, temos falado muito neste espaço acerca das opções tomadas pelo executivo, da cor do executivo, mas nunca da pessoa que é a cabeça do executivo.
    E eu pensava que ia haver mais apoio à pessoa em questão.
    Mas...
    Não houve.
    Terá o elan pessoal desaparecido?
    Qual será então o peso real deste senhor quando ele apoiar o próximo candidato do PS?
    Se ele apoiar outro candidato que não o actual Vice-Presidente (repito, que não o Vice-Presidente), será o seu peso tão alto quanto muitos receiam?
    Estas questões, face ao vislumbre que aqui tivemos, têm a sua pertinência.

    Já agora,
    Desejo dizer que por vezes dá-me fortes ataques de ingenuidade.
    Mas é só às vezes.

    Eu sei (porque sei), que existem grandes divergências dentro do "sistema".
    São agudas e são graves.
    São sinais dos tempos.

    E há várias formas de sentir a maré...
    De medir as ondas de choque...

    Eu sei o que fiz...

    E fico por aqui.

    ResponderEliminar
  5. De boa fé está o mundo farto. De vaidade e fome pelo poder já não se aguenta mais. Você com o que escreveu ao longo do tempo e agora a considerar o Presidente um coitadinho vítima dos outros, só dá para ver que também anda próximo da hipócrisia, pretende arranjar maneira de um dia lhe oferecerem um tacho na Câmara. Encosta-se à direita, depois ao centro, depois à esquerda e lá vai lambendo as botas dos que podem ser poder no futuro e vai fazendo tudo para lhe darem uma boleia. Portimão está farto de oportunistas e xico espertos e de gajos que pensam que cantam bem mas não alegram ninguém.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 12:25,

    "Encosta-se à direita, depois ao centro, depois à esquerda"?
    Você com esta conversa, é um militante de um partido qualquer.

    "Xico esperto"?
    Já vi isto em qualquer parte.

    Estilo de escrita?
    Familiar.

    Pois vou-lhe dizer uma coisa:
    Se eu quisesse algo, do género de "boleia" ou tacho, pois tinha arranjado um cartão do PS.
    Tinha concorrido para boy.

    Foi o que você fez?

    Mas olhe que o cartão do PSD também dá pelos vistos.

    Mas não tenho nem um, nem outro, nem nenhum.
    Nem nunca tive.

    Portanto, desconheço essa lógica do encosta-se à esquerda, à direita, acima ou abaixo.
    Isso é conversa de politicozeco.
    Conversa de boy.

    Ali, mais acima, no post dei a minha opinião.

    Quem gosta, gosta.
    Quem não gosta não come.

    E quer saber mais uma opinião minha?
    Os boys estão a ficar nervosos!

    Vêm o "pai e a mãe" zangados lá em casa (você está-me a perceber, ou não?!) e pensam:
    "O pai que me dá a Luz e a mãe que me é tão cara estão zangados um com o outro?
    Mas eles já não se amam?
    Vão-se separar?
    Já não conseguem manter as aparências?
    E eu (boy) ficarei orfão?
    O que vai ser de mim?"

    Muito nervosismo.
    Muito mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Qual o critério seguido por João Pires para publicar aqui as opiniões ... ainda que sob anonimato ..., mas em prosa que qualquer moral ( mesmo, seguramente,a nmais inocente que porventura seja a do autor deste )!???
    Vem isto a propósito por causa de um texto que aqui foi apresentado, muito antes das 21 e 50 de 10 de AGO, mas não foi difundido, que todavia se mostra inspirador ( nas palvras e ideias chaves) dos que agora e aqui antecedem este ????
    Gostariamos de saber ...

    ResponderEliminar
  8. Corrigindo dir-se-à 19 AGO

    ResponderEliminar
  9. Volto à carga ( melhor, à descarga ...) para reconhecer que afinal a não publicação do dito comentário de que se fala antes deste, se deveu a final, provavelmente a inabilidade o seu autor ( e deste também) O meu pedido de desculpa pela afronta !!!

    ResponderEliminar
  10. O texto sob comentário não temm sentido !!!
    O Sr. Presidente é presidente ?
    Se é..., é responsável pelos seus mandatos - ele é o rosto, a personalidade e a inteligência que mereceu o voto do Povo.
    oraalhamedeus ... quer ver que são só os bajuladores e quejandos do poder que inspiram as más politicas dos "liders"; e que só as ditas boas ( como se elas houvesse) são da autoria do Sr. Presidente !!! Estamos fartos disto, mas muito preocupados ... com o que possa vir a ser um sucedâneo do dito !!! Que Deus nos acuda ... e inspire ...

    ResponderEliminar
  11. Sejamos pró-activos e sensatos.
    Ao invés de discutir a bondade ou a maldade de partidos ou de políticos, façamos propostas aos governantes, vamos abrir o debate público. Vamos contribuir com a nossa cidade e o nosso município.
    Será que ainda não percebemos que o momento é grave ? A crise económica vai-se agravar e nós estamos a perder tempo a atacar pessoas ao invés de discutir ideias.

    ResponderEliminar
  12. Imagine-se a boa fé do Senhor Presidente da edilidade. Taxa de ocupação dos quiosques do Miradouro dos Tres Castelos na Praia da Rocha Maio 78 euros junho e Julho 854 euros Agosto 193 euros.
    É denotar que os meses de junho e julho foram fixados por despacho do Senhor DR. jorge Campos vereador .
    Se quiser entregar o quiosque por não rentabilidade ainda tenho que fazer uma exposição Porquê

    ResponderEliminar