Páginas do Portimão Sempre

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Homenagem ao Dr. João Novo. Por Alexandra Mendes.



Chamo-me Alexandra Mendes e estou casada com o João Novo (filho) desde Julho de 1984.
Óbviamente, os laços que me ligavam a este grande homem que foi o Dr. João Nunes Novo, foram profundos, foi meu sogro.

Mas muito antes de ser o Pai do meu marido, foi para largas centenas – senão milhares – de pessoas vítimas de tuberculose, o médico do “milagre”, aquele que lhes rendeu esperança e saúde!

Quando se instalou em Portimão em 1949, o meu sogro era o único médico na região com a formação e os conhecimentos necessários para combater esta terrível e assassina doença. Três anos de especialização em doenças pulmonares pós-doutoramento, deram-lhe as bases sólidas para acudir com competência e compaixão a todos os que padeciam de tuberculose, antes de aparecerem os antibióticos.

A família sabe-o bem, para o meu sogro não haviam horas “de consulta”, não haviam noites, não haviam fins-de-semana; apenas doentes que precisavam dele e vidas para salvar!

Na zona de Portimão, são muitas as histórias que ainda se contam por quem beneficiou dos cuidados do Dr. João Novo! Melhor que eu, vós, os “verdadeiros” Portimonenses conhecem-nas concerteza...

Já depois de ter voltado de Angola – aonde esteve de 1961 a 1969 – foi sempre aquele médico com o diagnóstico certo, com a posologia indicada, com um”ouvido” quase infalível. Visitou doentes em casa até ao fim (3 de Abril de 1997) e nunca deixou de ver um doente com falta de meios, ou por falta de tempo.

Esta devoção total a uma vocação que foi muito mais que uma profissão, merece, a meu ver, reconhecimento e gratidão.

Numa cidade que nos últimos anos tem homenageado tantos dos seus cidadãos meritórios, gostava de vos lançar o desafio: como, quando, aonde... reconhecer a obra extraordinária e generosa deste grande homem que tive a honra de chamar Pai?

Obrigado,
Alexandra Mendes, Agosto de 2011


N.B. Trinta e três anos no Canadá terão certamente causado alguns danos na qualidade do meu Português. Peço-vos compreensão e desculpas sinceras por “calinadas” sem intenção.

8 comentários:

  1. Por ter sido meu médico também; porque os meus pais a ele recorriam quando me invadiam as amigdalites (eternas companheiras) e/ou outras complicações pulmonares (felizmente sempre nada de muito grave); porque ainda hoje recordo a sua voz serena e as idas à sala escura onde estava o aparelho que na altura achava avançadíssimo, mas que era um excelente meio auxiliar de diagnóstico; presto aqui também a minha homenagem. Assina: Nuno Silva

    ResponderEliminar
  2. Quando somos crianças, qualquer "bata branca" nos assusta.
    Mas não com o Dr. João Novo.
    Também fui um dos seus doentes "pequeninos".
    E lembro-me de ter sentido uma serenidade e um carinho, que não sentia na presença de outras "batas brancas".

    Não me esqueço.
    Presto aqui também a minha Homenagem.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me perfeitamente do nome deste médico... Aqui lhe deixo tb a minha homenagem.
    Fernanda Soares

    ResponderEliminar
  4. Que pessoa maravilhosa que era o Sr. Dr. João Novo ainda me vejo entrando em seu consultório e o tratamento era: Então cachopa como estás; Lindas as palavras de uma nora que trata um sogro por pai não pude deixar que umas lágrimas emotivas me escorre-sem pela face endurecida e marcada pelos maus tratos da vida. Também fui contemplada com essa malograda doença sei do que estou falando. Para finalizar acho que era bem merecida uma grande homenagem a um grande Homem. Subscrevo-me Maria Benvinda Reis

    ResponderEliminar
  5. Um grande obrigado a vós que têm aderido a esta vontade de homenagear o meu sogro. Gosto da sugestão da Mónica Reis e vou tentar reunir tantas fotos quanto possível. Se de todo realista, haverá alguém disponível / com interesse para tentar recolher testemunhos de antigos doentes? Seria, penso, uma maneira interessante de dar "côr" a esta história.
    Um abraço agradecido,
    Alexandra Mendes

    ResponderEliminar
  6. Recordo com muita saudade e carinho essa pessoa extraordinária que foi o Sr. Dr. João Novo. Nós os doentes e amigos que ele tratou somos a presença viva do seu empenho e dedicação ao próximo. Muito mais poderiamos dizer a seu respeito, mas por mais que dissessemos seria sempre pouco. Por isso e por muito mais um muito obrigado e até sempre Sr. Dr.
    J.P.

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me da esposa do dr. ... chamabase Maria Teresa? E verdade?

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de colocar a família do Dr. João Nunes na página genealógica http://www.myheritage.es/genealogia Precisa dos nomes de seus pais, sua esposa e seus filhos e os cônjuges de seus filhos. Obrigado.

    ResponderEliminar