Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Câmara de Portimão apela à intervenção do ministro da Economia para fim da greve no setor portuário

 
A Câmara Municipal de Portimão aprovou hoje por unanimidade uma proposta que solicita a intervenção célere do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, no sentido de colocar um fim às greves que “estão a prejudicar” o porto local.

A proposta, apresentada pelo presidente de câmara, Manuel da Luz, salienta que as atuais greves de âmbito nacional têm “impactos negativos” para o Porto de Portimão, em especial a greve dos funcionários das administrações portuárias às horas extraordinárias e à polivalência, convocada por tempo indeterminado, a qual afeta sobremaneira os portos mais pequenos, uma vez que os funcionários são em menor número e, por esse motivo, mais versáteis e polivalentes.

No decorrer deste período grevista já foram canceladas seis escalas de navios de cruzeiro destinadas a Portimão, traduzindo-se em menos quatro mil passageiros, a que se deverão juntar dois mil tripulantes.

A manter-se a situação, o Porto de Portimão poderá ver canceladas mais cinco escalas no curto prazo de uma semana, perdendo desta forma mais quatro mil visitantes.

O documento sublinha que o cancelamento de todas estas escalas e de menos cerca de oito mil turistas traduzirá um prejuízo direto para Portimão e para a economia algarvia de cerca de 500.000 euros, sem contabilizar as taxas portuárias e proveitos indiretos, de acordo com o estudo do European Cruise Council de 2012, que aponta para um gasto médio de 62 euros por passageiro.

Na proposta refere-se também que ao longo dos últimos anos a autarquia tem defendido a constante valorização do Porto de Portimão e desenvolvido uma política de captação de novas e mais escalas para o Algarve, o que permitiu que aquele equipamento seja hoje um dos principais portos de cruzeiros do país, com o maior crescimento em número de escalas e passageiros.

A autarquia pede ao ministro da Economia que encete a via do diálogo entre as partes com responsabilidades públicas no setor portuário, de forma a que sejam suspensas as greves.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário