Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Turistas vão continuar a não desembarcar no porto de Portimão devido à greve dos tabalhadores do IPTM


Turistas vão continuar a não desembarcar

Os cinco navios escalados para atracarem no porto de Portimão esta semana não vão poder desembarcar os cerca de quatro mil turistas na cidade devido à greve dos trabalhadores do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM). Sindicato garante que só levanta a greve quando houver diálogo da parte do Governo.

"A greve vai continuar por tempo indeterminado", assume ao CM Fernando Oliveira, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações e Juntas Portuárias. Segundo o sindicalista, estão a reivindicar o pagamento da remuneração acessória, que "o Governo não pagou porque meteu no mesmo saco dos subsídios de férias e do 13º mês, quando não é igual".

"Até que o Governo se sente à mesa para negociar, não paramos a greve, até porque tem havido uma grande falta de diálogo da parte deles", queixa-se.

A greve está a ser feita às horas extraordinárias e à polivalência, mas o dirigente sindical diz que no final de Setembro "poderá haver paralisações gerais".

Para esta semana estavam planeados chegar cinco navios: o ‘Aríon’, o ‘Star Flyer’, o ‘Silver Explorer’, o ‘Adónia’ e o ‘Grand Mistral’, o que totalizam cerca de quatro mil passageiros que não vão desembarcar em Portimão, para desespero dos comerciantes do porto (ver peça em baixo) e não só, até porque toda a cidade vai ser afectada. Até ao final do mês estão escalados mais dois navios, o ‘Rotterdam’ (dia 25) e o ‘Thomson Spirit’ (dia 30), e em Outubro estão previstos sete navios.

COMERCIANTES COM QUEBRAS DE MILHARES

Os comerciantes do porto de Portimão estão desesperados com a situação e realçam que estão a perder milhares de euros diariamente.

"A minha loja só abre quando há escalas, mas eu pago a renda o ano inteiro. Por cada dia que não desembarcam turistas, perco uma média de 600 euros", diz ao CM Ana Marques, proprietária de uma loja de artesanato no porto. Já Teresa Pires, gerente de uma loja duty- free, assume que esta semana terá "um prejuízo de cerca de 50 mil euros", caso a greve dos trabalhadores do IPTM se mantenha.

Fonte: Correio da Manhã


5 comentários:

  1. O mais estranho desta greve é que é só em Portimão que os navios de cruzeiro não estão a fazer escalas, visto que nos outros portos do continente e ilhas tem havido escalas sem grande sobressaltos.
    A situação é mais aberrante tendo em conta que os trabalhadores portuários de Portimão só têm serviço com navios de cruzeiro que não chegam ás 50 escalas e nos outros dias fazem o quê?, recebendo o ordenado tal como aqueles que nos outros portos fazem o seu turno a trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste que se façam comentários sem estarem informados daquilo que se passa! Deverá informar-se primeiro e falar depois! Não é só o Porto de Portimão, também Faro e Açores e talvez todos daqui a poucos dias...

      Eliminar
    2. O Sr. deve ser dos tais que vestem a camisola do partido que actualmente está no governo pois com comentarios ignorantes destes só pode. O sr. acha que estes trabalhadores estão satisfeitos com tal situação? "criada pelo governo" O sr acha o IPTM nasceu ontem?" deve pensar que isto deve ser alguma fundação ou alguma empresa municipal". O sr acha que não temos deveres nem obrigações perante a sociedade,chefias e governo?" IPTM-DS Gere os portos do sul desde V.R.S.A a Sagres" Meu caro amigo este governo não presta e está mais que comprovado e a eles se deve este prejuiso nos portos e não só como também a nivel nacional. Estes trabalhadores estão a fazer o que deveriam fazer todos os trabalhadores publicos e privados parar esta treta toda pois já basta de levar tanto na tola. Ao sr é que pelos vistos ainda não lhe tocou nada e fala dos outros sem 1ºsaber as razoes e ataca-se os mais fracos os trabalhadores quando os cabecilhas SÂO OS NOSSOS GOVERNANTES.

      Eliminar
  2. Meus caro,
    Se calhar conheço mais do que aquilo que pensa. Mas uma coisa é certa, ao contrário do que afirma, TODOS OS OUTROS PORTOS ESTÂO ABERTOS AO TRÁFEGO, (incluindo Leixoes, Açores e Madeira) e os navios de turismo têm feito as suas escalas normais, MENOS EM PORTIMÂO!!!!.
    Então se nos outros portos a greve é contra as horas e polivalências, porque é que os trabalhadores portuários de Portimão não estiveram disponiveis para o trabalho de recepção dos navios que tinham agendadas escalas esta semana na nossa cidade?, e ainda por cima dentro do horário normal?.
    Quanto ao efeito desta greve ponho muitas reservas que vá dar em alguma coisa, pois já vimos que estes moços do governo não olham para sindicatos e outras coisas do género. O que interessa é o défice e a troika, por isso duvido que alguma coisa de positivo para os trabalhadores portuarios deste país resulte da mesma.
    Quanto ás outras considerações que faz, abstenho-me de responder, muito embora também seja trabalhador do estado e esteja a levar os cortes da praxe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabe não é? então é o seguinte os outros portos são administrações portuária "Portos grandes" têm trabalhadores que chegue para fazer o que é devido nas suas funções laborais normais ok, por isso estão a laborar normalmente coisa que não acontece nos portos mais pequenos ligados ao estado com o nome IPTM onde os trabalhadores fazem de tudo um pouco ou seja TRABALHO FORA DAS SUAS FUNÇÔES LABORAIS (devido à falta de Pessoal)e que até aos dias de "hoje" todas as operações portuarias têm sido efectuadas sem nenhum problema. Mas aguarde pois a Frente Comum (estivadores,Pilotos e Pessoal dos Portos)vão fazer greve nos dias 17/24 de Setembro onde irá parar todos os portos Portugueses.

      Eliminar