Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Invadem cemitério de Portimão para levar metal


Derrubam as lápides e danificam as campas e os ossários só para roubar peças em metal. Tem sido assim nas últimas semanas no cemitério de Portimão. O último ataque dos ladrões ocorreu ontem de madrugada. Mais uma vez desapareceram várias lanternas para velas.

Durante o fim-de-semana e na segunda-feira tinham sido vandalizadas mais algumas campas. Ao que o CM conseguiu apurar, a PSP foi imediatamente alertada mas, quando chegou ao cemitério, já não conseguiu encontrar ninguém suspeito.

Antes já tinham ocorrido mais situações idênticas. Em todas elas, osalvos dos ladrões são as lanternas, os crucifixos e outras peças em cobre, bronze ou ferro, que podem ser facilmente vendidas em sucatas. Fontes contactadas pelo CM, no local, revelaram que, nos últimos tempos, "já foram furtadas cerca de 60 lanternas".

Os gatunos escolhem sobretudo as campas e os ossários situados nos locais menos visíveis do cemitério. Os ossários que se encontram por detrás dos jazigos, na zona mais antiga docemitério, já foram quase todos vandalizados: praticamente nenhum tem lanternas ou outras peças metálicas. "Isto é uma vergonha. Os ladrões chegam a entrar no cemitério em pleno dia para roubar. Às vezes fazem-no à hora do almoço do pessoal, outras, esperam pela hora de fecho, às 17h00, para entrarem cá dentro. Mas, outras vezes, actuam de noite: escalam os muros ou os portões e levam o que querem", lamentaram ainda ao CM várias pessoas no local.

Fonte: Correio da Manhã

9 comentários:

  1. caçadeira depois era só enterra-los...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso era, e, era mais limpinho... bastava fazer isso a um, servia de exemplo aos outros.

      Eliminar
  2. Também, roubam os que vão visitar os seus ente-queridos... uma amiga, foi roubada á hora do almoço, por um homem que a mandou "cuspir" nos dedos para assim e mais facimente lhe roubar os anéis .... levou-lhe também a mala e avisou - se gritas dou-te um tiro. A PSP tem conhecimento deste e de outros fatos e nada faz!!! Lamentável....

    ResponderEliminar
  3. Se já tivessem mudado o cemitério,e, de preferência para um mais moderno aonde não houvessem enfeites, isto, tenho a certeza , não se passaria.Além de ser mais hegiénico, seria bem mais seguro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois, com câmaras de vigilância?

      Eliminar
    2. Se já tivessem mudado o cemitério e para um mais moderno? O cemitério vai ser mudado em breve? Nunca ouvi falar. E, vai ser mudado para onde? Gostaria de saber.

      Eliminar
    3. Claro que já há um novo cemitério, sei-o de fonte segura, foi a pessoa que colaborou na electrificação do mesmo, no entanto como não faço tenções de ir para lá, não perguntei. Porém, quem estiver interessado em saber é só ir à Câmara e perguntar. Porquê ainda não foi mudado ...? Isso é, outra política.

      Eliminar
  4. É ir aos sucateiros; devem estar lá as peças roubadas. PODIAM e DEVIAM SER PROIBIDOS os SUCATEIROS de adquirirem estes objectos duvidosos, ou seja, provenientes de CEMITÉRIOS manipulados por gente "duvidosa", seria CORTAR O MAL PELA RAIZ. Assim... é o deixa andar. Já ouvi comentários de que noutros cemitérios (de outras localidades) têm acontecido episódios idênticos, não só lanternas e cruxifixos, como também, malas, carteiras e outros pertences de valor de quem vai visitar a campa de alguém. É LAMENTÁVÉL, VERGONHOSO que isto aconteça. Faz REVOLTA interior numa pessoa de bem.

    ResponderEliminar
  5. Criminalidade: PSP de Portimão investiga dois assaltos de madrugada-Gang ataca turistas-O casal de turistas irlandeses tinha estado a divertir-se na Praia da Rocha e regressava ao hotel, a pé, quando foi atacado por dois homens que, sob a ameaça de facas, lhes roubaram todo o dinheiro que tinham.Por:Ana Palma/Tiago Griff-Correio da Manhã-16.09.2012

    ResponderEliminar