Páginas do Portimão Sempre

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cruzeiros trazem 50 mil turistas para Portimão em 2012


Até ao fim do ano, o porto de Portimão vai ser visitado por cerca de 50 mil turistas de navios de cruzeiro, em meia centena de escalas. Hoje chega o ‘Columbus 2’, da Hapag Lloyd Cruises, que saiu de Lisboa e segue em direcção a Málaga. Com 181 metros de comprimento e 30 mil toneladas de peso, tem capacidade para 700 passageiros.

O turismo de cruzeiros é um segmento que ganha cada vez maior importância na cidade do Arade mas que, para atingir a sua plenitude, carece de investimentos importantes, nomeadamente o alargamento do cais, a dragagem dos fundos (até dez metros) na barra, canal de navegação e bacia de manobra e ainda a aquisição de um rebocador, este orçado em quatro milhões de euros (ver caixa).

No ano passado registaram-se 59 escalas no porto de cruzeiros de Portimão, contra 52 em 2010. Em termos de passageiros, a subida foi de 33 843 pessoas, em 2010, para 44 841 no ano passado.

No período entre os anos de 2007 e 2011, os dados recolhidos reflectem um crescimento de 673% no número de passageiros, que passaram dos 5 798 para os 44 841 visitantes. Um aumento bastante grande, sobretudo se se tiver em conta que nesse período o investimento no porto de cruzeiros foi bastante reduzido. Para o próximo ano estão já previstas 42 escalas, um número que, contudo, poderá vir a sofrer alterações.

FALTA DE OBRAS E REBOCADOR AFASTA NAVIOS

A não concretização das obras de alargamento do cais e da dragagem do rio Arade, bem como a falta de um rebocador, levaram já alguns navios a não regressar a Portimão. "Os maiores têm de ficar ao largo e isso desagrada aos passageiros", disse ao CM fonte do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM). Em Agosto, o IPTM lançou um concurso público para a aquisição de 24 serviços de rebocador, no valor de 120 mil euros. Segundo um estudo da Câmara de Portimão, com as obras e o rebocador, acidade tem condições para quintuplicar o número de turistas de cruzeiros, passando de 50 mil para 250 mil por ano.

Fonte: Correio da Manhã


2 comentários:

  1. E lá vamos todos a reboque... E quem é que paga o rebocador? Não percebi bem essa parte.

    ResponderEliminar
  2. Só lamento que o Municipio não crie visitas á Cidade, permitindo que aqueles que aqui chegam sejam de imediato transportados para fora da Cidade, não a visitando nem contribuindo para que o pequeno comércio, Museu etc sejam por estes mais visitados!!!!!!!

    ResponderEliminar