Páginas do Portimão Sempre

domingo, 1 de julho de 2012

Avistados tubarões-azuis, a 12 milhas a sul da barra de Portimão

Esta imagem de um tubarão-azul foi captada na semana passada, a 12 milhas a sul de Portimão

Tubarões mais junto à costa

Perseguem cardumes de atuns e sardinhas e quando dão conta já estão muito próximos de terra. Esta é uma das explicações para o aumento de avistamentos de várias espécies de tubarão junto à costa algarvia. Mas, para descanso dos turistas, "não procuram pessoas mas sim cardumes", garantiu ao CM o biólogo João Correia.

"O mar é o habitat deles e passam junto à costa atrás de comida. O grau de perigo é muito baixo", garante o especialista.

Aproveitando esta presença mais assídua dos tubarões, uma equipa de biólogos criou o projecto ‘We Like Sharks’, que tem como missão "contribuir para a melhoria da saúde dos tubarões" e ajudar a converter o Algarve numa "zona amiga" deste animal marinho, a médio prazo. E ainda estudar a viabilidade da observação turística através de mergulho.

Segundo explicou ao CM Daniel Machados, outro dos biólogos que integra o projecto, as espécies que mais ‘visitam’ a costa algarvia são "o tubarão--branco, o tubarão--azul ou tintureira (na foto) e o tubarão-martelo".

Na semana passada foi possível observar e fotografar tubarões-azuis, a 12 milhas a sul da barra de Portimão. "Os tubarões sempre andaram por aqui, só que agora há mais gente no mar", justificou.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário