Páginas do Portimão Sempre

domingo, 1 de julho de 2012

Trezentos efectivos das forças especiais da PSP reforçam segurança em Portimão e Lagos


Trezentos efectivos das forças especiais da PSP reforçam segurança no Algarve

Cerca de 300 efectivos das Unidades Especiais da Polícia (UEP) vão reforçar a partir de Julho a segurança no Algarve, o que representa uma duplicação do reforço de meios relativamente ao ano passado, disse à Lusa fonte da PSP.

No caso da GNR, os postos territoriais e grupos especiais têm vindo a ser reforçados desde o início do ano, pelo que não deverá ser feito qualquer reforço adicional a pretexto do verão, disse à Lusa fonte daquela força de segurança.

Apesar disso, uma parte significativa de um grupo de 556 guardas provisórios recentemente formados na Escola da GNR deverá estagiar no Algarve durante o verão, o que constituirá um reforço das forças estacionadas, adiantou a mesma fonte.

No caso da PSP, os 300 efectivos adicionais distribuem-se por 20 equipas, que de 14 de Julho a 30 de Setembro ficarão instaladas em Lagos e Portimão e têm por missão o reforço do patrulhamento àquelas cidades e a manutenção da segurança e ordem públicas, com especial incidência no período nocturno.

Em resposta enviada à Lusa, a Direcção Nacional da PSP informa que durante toda a presente época estival ficarão também afectas ao policiamento e segurança de turistas e veraneantes todas as cinco equipas de ordem pública do Corpo de Intervenção estacionadas em Faro, num total de 90 polícias, igualmente integrados nas UEF.

Além do reforço das forças especiais, o Comando Distrital da PSP de Faro, vai também aumentar as equipas de ciclo-patrulhas, para as áreas de Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, Portimão, Lagos e Aeroporto Internacional de Faro.

Na cidade de Faro aquelas equipas já funcionam durante todo o ano.

A Polícia de Segurança Pública conta integrar nessas equipas elementos habitualmente afectos ao Programa Integrado de Policiamento de Proximidade e a serviços de apoio.

Essas equipas de patrulhamento em bicicleta privilegiarão as zonas comerciais, acessos às zonas balneares e centros históricos/turísticos.

Em períodos considerados mais críticos, o patrulhamento e fiscalização no aeroporto de Faro é reforçado com equipas do destacamento da UEP/Grupo Operacional Cinotécnico (homem/cão) e UEP/Equipas de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança e Subsolo.

A Divisão de Segurança Aeroportuária é ainda reforçada com equipas da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Faro, vocacionadas particularmente para o combate aos carteiristas e crimes de oportunidade.

Como justificação para o não reforço propositado para o verão, fonte do Comando Geral da GNR disse à Lusa que se verificaram sucessivos reforços desde o início do ano, devido ao clima de algum alarme social em função do aumento da percepção de casos de violência na região.

A mesma fonte sublinhou que esse aumento da percepção de casos violentos não teve qualquer correspondência com a realidade estatística e se deveu em exclusivo à visibilidade dos crimes, tal como foram veiculados pela comunicação social.

No entanto, a fonte observou que o período estival trás consigo uma mudança na estratégia de segurança da GNR, com um reforço de meios junto das zonas balneares e do litoral.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário