Páginas do Portimão Sempre

domingo, 22 de julho de 2012

Portimão recebe uma das maiores iniciativas de promoção do empreendedorismo


Iniciativa internacional pretende apoiar a criação de novas empresas e negócios, numa das regiões do país mais afetadas pela crise económica, mas simultaneamente com maior potencial para a criação de novas oportunidades

A Beta-i (Associação de Promoção da Inovação e Empreendedorismo) e a Startup Weekend, uma organização sem fins lucrativos baseada em Seattle, EUA dedicada à promoção do empreendedorismo, estão a realizar em Portimão até afinal de hoje, dia 22 de julho, uma edição do Startup Weekend, com a colaboração do Município.

O objetivo desta iniciativa é apoiar a criação de novas empresas e negócios na região do país com a maior taxa de desemprego, mas onde simultaneamente existe maior potencial para a diversificação de negócios e criação de novas oportunidades complementares ao turismo.

Trata-se de um fim-de-semana intensivo onde os participantes aprendem, fazem networking, criam pontes entre vários ofícios e mostram o resultado do seu trabalho. O evento Startup Weekend conta com o apoio de mentores e oradores, experts e empreendedores locais, nacionais e internacionais, de várias áreas.

O Startup Weekend é acima de tudo um evento descontraído e informal que tem como objetivo criar um ambiente onde pessoas apaixonadas pelo empreendedorismo se possam juntar e colocar as suas ideias em prática.

Pedro Rocha Vieira presidente da Beta-i afirma: «acreditamos que a realização do Startup Weekend no Algarve é de extrema importância para fomentar a criação de novos negócios numa região que tem um enorme potencial económico. Recorde-se que o Turismo é um dos setores chave da economia nacional, são necessários novos projetos, diferenciadores, que tragam maior valor acrescentado e variedade ao setor e em particular à região do Algarve, por isso esta aposta ter tido o apoio desde da primeira hora da Câmara Municipal de Portimão».

Para o Município de Portimão, «fomentar a área do empreendedorismo implica criar condições para a realização de iniciativas que permitam promover um espírito empreendedor, para além de facilitar um conjunto de instrumentos que visem capacitar os empreendedores. O Portimão Startup Weekend é neste sentido, uma oportunidade única de apoiar a transformação de ideias em negócios, desenvolvendo o tecido empresarial local».

O Startup Weekend Portugal faz parte do Startup Weekend.org, que já conta com quase 500 eventos realizados em mais de 170 cidades em todo o mundo, ultrapassando os 45.000 empreendedores e contribuindo para a criação de mais de 5000 startups.

Fonte: Barlavento Online

2 comentários:

  1. envio o comentário que alguém fez na passada 5.ªfeira acerca da mesma notícia. E pergunto: o comércio local, dentro da cidade, morreu. Aonde é que estavam a CMP e a Beta-i (sem fins lucrativos) quando os comerciantes estavam com a corda na garganta a agonizar? Façam alguma coisa ainda pelo comércio que resta, senão qualquer dia, Portimão será uma cidade fantasma: até podiam começar a fazer excurssões e visitas guiadas, tipo: -Aqui à direita, era a loja de fulano, a seguir, era a loja de beltrano, depois, à esquerda, era a loja de sicrano! A 5 euros cada visitante (daqueles que vêm nos paquetes que acostam no cais da lenha), era melhor e garantido do que aumentar a água, ou cobrar a taxa da proteção civil.

    ResponderEliminar
  2. Notícia do Correio da Manhã-04.03.2012 "Das 297 lojas do centro da cidade (Portimão) já fecharam 100". Pedro R.Vieira, da Beta-I, diz que a realização do Startup Weekend no Algarve é de extrema importância para fomentar a criação de novos negócios numa região que tem um enorme potencial económico, e que a Câmara Municipal de Portimão deu todo o apoio. Se há potencial económico, e querem fomentar a área do empreendedorismo... porque é que as lojas do centro da cidade fecharam, e, porque é que a Câmara também está à rasca? Tanta empresa municipal... Vejam o que deu.

    ResponderEliminar