Páginas do Portimão Sempre

domingo, 14 de outubro de 2012

Auto-escada dos Bombeiros de Portimão espera arranjo

 
Auto-escadas esperam arranjo
 
Em todo o Barlavento algarvio, só estão disponíveis duas auto-escadas para combater fogos urbanos - nas corporações de Albufeira e Silves. Os equipamentos de Portimão e Lagos esperam reparação.
 
O caso mais gritante é o dos Bombeiros de Portimão, onde a auto-escada está quase parada há vários meses. "Não está inoperacional, mas só sai em último caso, se estiver alguém em risco", explica Álvaro Bila, presidente da associação, adiantando que a reparação "custa 25 mil euros" e a associação "não tem esse dinheiro".
 
Os bombeiros já decidiram avançar com formas de angariar receitas para a reparação. Está a decorrer uma venda de rifas (um euro cada) para o sorteio, em Dezembro, de duas estadias de duas noites em Pousadas de Portugal, oferecidas pelo grupo Pestana. "Era bom que conseguíssemos obter 10 mil euros", diz Álvaro Bila, referindo que estão a preparar outras iniciativas.
 
Com as limitações da auto--escada de Portimão, quando era necessário, recorria-se à de Lagos. Mas esse equipamento está a necessitar de reparação desde que participou no combate ao fogo no Retail Park de Portimão, há cerca de um mês.
 
No Barlavento, restam as auto-escadas dos bombeiros de Silves e de Albufeira. Ainda terça-feira, o equipamento de Silves foi usado no combate a um fogo urbano em Portimão.
 


2 comentários:

  1. Como é que um concelho como Portimão, tendo apenas uma só Associação de Bombeiros, carece de "ferramenta de trabalho" essencial ao combate de incêndios e para socorro dos cidadãos? A protecção civil, o governo, a Câmara, nada? 25 mil euros a reparação da auto-escada? Quanto custa uma nova? Consta que a Câmara cobra a Taxa de Protecção Civil, da qual sairá cerca de 450 mil euros para os Bombeiros.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente mais um caso de dinheiros mal parados, quem sabe!!!

    ResponderEliminar