Páginas do Portimão Sempre

sábado, 6 de outubro de 2012

Supermoto das Nações: Portimão recebe ‘Mundial’ por países!


Portugal vai receber mais uma competição mundial por países. Desta vez trata-se do Supermoto das Nações, que no próximo fim-de-semana leva até Portimão os grandes mestres dessa espectacular modalidade. O Sábado será dia de treinos e qualificações, e no Domingo acontecem as três corridas finais.
 
Esta será a quarta vez que o nosso país acolhe um “Mundial” por países, depois dos ISDE em 1999 e 2009, e do Trial das Nações em 2002. Agora, teremos quinze selecções concorrentes ao Supermoto das Nações, a modalidade praticada em circuitos de piso misto, asfalto e terra.
 
O Supermoto das Nações é uma competição ainda jovem, quando comparada com as suas congéneres do Enduro, Motocross e Trial. Na verdade, esta será apenas a décima edição consecutiva de uma série iniciada em 2003, sendo que as três primeiras edições tiveram âmbito europeu, passando depois a constituir o “Mundial” por países.
 
Quanto ao desenrolar da prova, nas qualificações são apuradas 15 equipas para a Final A. Os pilotos de cada equipa são equitativamente repartidos por três grupos, e no Domingo acontecem três corridas, cada uma das quais coloca em pista os concorrentes de dois desses grupos, de forma alternada.
 
A competição vai desenrolar-se no Kartódromo de Portimão, no complexo do AIA, num traçado com 1670 metros de perímetro. Aliás, a pista algarvia já no ano passado recebeu os “ases” do Supermoto, então numa jornada do “Mundial” individual.
 
No Sábado, as sessões de treinos vão decorrer entre as 9h00 e as 14h00, enquanto as corridas de qualificação acontecem a partir das 15h00. No Domingo, o dia abre com o “warm-up” das 9h00 às 10h20, ao passo que as três corridas finais têm início marcado para as 13h, 14h40 e 16h20, respectivamente.
 
 
A selecção nacional
 
Portugal alinha pela sexta vez uma selecção nacional no Supermoto das Nações. Após uma primeira série de participações concretizadas entre 2004 e 2007, voltou a marcar presença em 2011.
 
Nuno Pinto e André Leite já integraram a equipa das quinas no ano passado, enquanto André Carvalho vai cumprir agora a sua estreia. Estes pilotos ocupam os três primeiros lugares no Campeonato Nacional 2012, o qual ainda está precisamente a meio, sendo que Nuno Pinto é o actual campeão.
 
Antes de se dedicarem a esta modalidade, Nuno Pinto e André Leite praticaram Enduro e Motocross, e Leite também o TT. Por sua vez, André Carvalho tem um passado recheado de êxitos na Velocidade, pois foi três vezes campeão nacional na classe Stocksport 600.
 
Os elementos da equipa lusa são pilotos tarimbados, mas têm como “handicap” a reduzida experiência internacional no Supermoto. Por isso mesmo, o seu objectivo passa por fazer o melhor possível, colocando o maior empenho na acção. A confirmar-se o facto de este ano apenas competirem 15 selecções, isso significa que a equipa portuguesa terá acesso automático às três corridas finais, com naturais benefícios para a sua evolução.
 
Fonte: Fozmotor.com

Sem comentários:

Enviar um comentário