Páginas do Portimão Sempre

domingo, 13 de novembro de 2011

Desemprego. Por João Rosado. Artigo de Opinião no Correio da Manhã.


Assisto com preocupação aos sinais de fragilização demonstrados pelo sector do comércio resultantes de medidas como o crescimento do número de grandes superfícies e a abertura das mesmas aos domingos, a anunciada colocação de portagens nas Scut e a implementação de severas medidas de austeridade. Todas estas medidas contribuíram para o aumento do desemprego no País e por arrastamento no comércio. De acordo com os dados do Eurostat, a taxa de desemprego em Setembro de 2011 foi de 12,5% e as previsões são de agravamento.

Para contrariar esta tendência negativa apresentámos ao IEFP uma proposta que concilia a integração dos desempregados nos estabelecimentos comerciais e o alargamento de horário dos mesmos, com recurso aos incentivos ao emprego disponibilizados pelo IEFP. Esta medida permitiria aumentar a competitividade do Comércio Local e empregar uma grande percentagem dos desempregados do sector, uma vez que os empresários teriam custos mais baixos devido ao apoio do IEFP. A implementação de planos regionais de combate ao desemprego é fundamental para estimular a nossa economia e aumentar a competitividade do Comércio Local.

Outra medida que permitiria contrariar o aumento do desemprego na região e no sector seria a abertura do SIAC - Sistema de Apoio às Acções Colectivas, no Algarve. Estes projectos de acção colectiva são de extrema relevância para a melhoria da competitividade de uma região, permitindo o fortalecimento de estratégias de eficiência colectiva e das iniciativas em rede. Tendo em conta esta dinâmica, a ACRAL formalizou, em Outubro do ano transacto, junto da CCDR Algarve uma intenção de apresentação de candidatura ao SIAC, a qual está pendente da abertura do mesmo na nossa região.

Fonte: Correio da Manhã
Link:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/desemprego004219157

1 comentário:

  1. Um comentário pequeno e simples:

    Os únicos culpados foram os comerciantes e a sua pouca qualidade como tal, uma vez que acreditavam que tirando o transito das cidades e outras parecidas lhes iriam trazer mais valias.
    Porque não o comércio aberto pelo menos aos sábados todo o dia?

    ResponderEliminar