Páginas do Portimão Sempre

domingo, 20 de novembro de 2011

Desporto, Medicinas Integrativas e o Orçamento de Estado. Por Antonieta Guerreiro.


Esta é uma batalha com mais de trinta anos. Em 2003 foi criada uma comissão de especialistas que apresentou à Direcção Geral de Saúde (DGS) uma proposta de Regulamentação a qual esteve em consulta pública. O Decreto-Lei esteve pronto para sair mas mais uma vez as demoras e as diligências dos bastidores da política atrasaram a sua publicação e entretanto o Governo caiu.

Na anterior Legislatura voltámos à carga pegando na proposta de 2003. Na qualidade de deputada tentei/tentamos negociar com Grupo Parlamentar do PSD e os outros Grupos Parlamentares os termos de um Projecto-Lei que passasse na Assembleia da República com o apoio de todos ou pelo menos de uma larga maioria. Coube ao “Grupo de Trabalho de Educação para a Saúde”, o qual coordenei, proceder a estas diligências e no âmbito das “II Jornadas de Saúde no Parlamento” foi organizada uma conferência dedicada à redução do peso do SNS no Orçamento de Estado.

Ficou acordada, tacitamente, a inclusão, na proposta de 2003 da equiparação às medicinas convencionais de todas as áreas das medicinas alternativas (ou integrativas) que são reconhecidas pela OMS, onde se inclui a Medicina Ayurveda. Infelizmente a Comissão de Saúde tem sempre outras prioridades como sejam a discussão sobre o DCI, o Testamento Vital, a Unidose, as reuniões com a APIFARMA e com as várias ordens….enfim, parece “Kármico” o Governo acabou por cai!

Segundo me constou a DGS tem intenção de resolver este problema até final de Novembro. Seria muito bom para todos nós e para o Governo que o Orçamento de Estado para 2012 já contemplasse esta equiparação pois com esta medida é possível ao SNS poupar muito dinheiro ao Estado, como acontece no Reino Unido, na Alemanha, no Brasil, só para citar alguns exemplos.

Veja o(a) leitor(a) quanto pode o Estado poupar se nós cidadãos formos menos vezes ao médico, se fizermos menos diagnósticos completares, se apostarmos mais nos estilos de vida saudáveis, se fizemos mais Desporto, se reduzirmos o consumo de sal, se comermos mais vegetais, se em vez de tomarmos medicamentos e vacinas anti-gripe consumirmos um copo de sumo de laranja por dia. A actividade desportiva permite que o organismo segregue endomorfinas, as quais são responsáveis pela nossa sensação de prazer e bem-estar, veja quanto o Estado poupa em ansiolíticos quais estão no topo dos medicamentos mais consumidos em Portugal.

O que é necessário para isto? Regular a Prática Profissional, regular o Ensino e a Formação; reduzir o IVA dos ginásios, dos SPA’s, Termas e de outras clínicas credenciadas para manutenção da Boa Saúde e a dedução fiscal destes gastos em saúde preventiva. É preciso que o Ministério da Saúde articule esforços com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e com o Ministério da Educação. É preciso estar consciente de que a Educação para a Saúde passa em primeiro lugar pela forma como cuidamos do nosso corpo e da nossa saúde, física e mental e isso depende de cada um de nós. Votos de uma Boa Saúde, Paz e Alegria apesar de tantas dificuldades. Deixo a sugestão, faça Desporto!


Antonieta Guerreiro

1 comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar