Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Subida de 22% na tarifa do lixo


Os projectos de tarifários para 2012 das empresas responsáveis pelos sistemas multimunicipais do Algarve (Algar e Águas do Algarve) prevêem aumentos de 22% nos resíduos sólidos, 7% no saneamento e 2,1% na água, segundo apurou o CM junto de autarquias da região. As tarifas propostas carecem ainda de aprovação da Entidade Reguladora da Água e Resíduos e do Governo.

A Algar preconiza que o custo de cada tonelada de lixo depositada em aterros sanitários passe de 33,99 euros para 41,51 euros. Já este ano o tarifário dos resíduos sólidos tinha sofrido um aumento muito significativo, de 9,6%.

No que se refere à Águas do Algarve, a proposta de preços aponta para uma subida no saneamen-to de 0,5672 euros/m3 para 0,6072 euros e, na água, de 0,4563 euros para 0,4663 euros.

Segundo dados da Entidade Reguladora da Água e Resíduos, na região, a tarifa de saneamento já aumentou mais de 50% em seis anos e a água cerca de 35% em sete anos.

Os tarifários das duas empresas são aplicados às câmaras, que já devem, só à Águas do Algarve, mais de 60 milhões de euros. Conforme referiram ao CM vários autarcas, "os aumentos terão de ser depois reflectidos nas facturas pagas pelos consumidores".

Fonte: Correio da Manhã
Link:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/subida-de-22-na-tarifa-do-lixo

Sem comentários:

Enviar um comentário