Páginas do Portimão Sempre

domingo, 6 de novembro de 2011

Reabilitação urbana, economia e cultura - o caso de Portimão. Por Virgílio Machado.


A reabilitação urbana insere-se nos princípios da economia de especialização e da vantagem comparativa. As conservas de baixo custo na América Latina e Marrocos fizeram declinar a indústria conserveira do Algarve.

A deslocalização da manufatura – a parte visível da produção-para onde a mão-de-obra é mais barata, acompanhada da liberalização mundial do comércio, intensificou a concorrência pela qualidade entre países europeus, diminuiu o poder aquisitivo dos trabalhadores e contribuiu para um empobrecimento forte das cidades onde a exposição à exportação (ex: indústria conserveira, turismo residencial) foi acompanhada por investimento massificado em infra-estruturas físicas e edifícios.

É o caso de Portimão.
É possível contrariar tais perdas? Sim. Com especialização na parte invisível da produção - na conceção dos produtos e serviços, na transferência tecnológica, no know-how de gestão, nos serviços de apoio ao cliente. São estes conhecimentos, em particular, aplicáveis no Algarve ao setor do Turismo e das tecnologias e financiamentos associados (ex: transportes, comunicações, ambiente, saúde) que rejuvenescem as cidades.

A entrada principal de Portimão com as pontes em ferro (ferroviária e rodoviária) sobre o rio justificaria um concurso de ideias para a aplicação da arte decorativa do ferro nos topos e fachadas dos edifícios melhorando a criatividade visual da cidade e respeitando sua história industrial. Mais.

Ferro e metais deveriam fazer parte de um roteiro turístico de água (que envolve o município) com prédios com vistas panorâmicas (quem disse que a altura não é vantagem competitiva?) sobre praças, alamedas, rio, mar e bairros identitários (Amparo, Pescadores) com condições privilegiadas para paisagem, imagem e arte em ordem a gerar economia para indústrias criativas e edifícios envolvidos que explorem as interacções sol e mar (ferro e água) que, no passado e presente, são a base do turismo algarvio.

A beleza da mulher, tão enaltecida nas estátuas do Jardim 1º de Dezembro e sua associação à arte nova (também rica na cidade, mas em estado de degradação) deveria fazer parte de um roteiro criativo de saúde, natureza e bem- estar com negócios ligados ao design, às flores, à beleza estética, tratamento com águas marinhas e peixes terapêuticos. Negócios que dão vida. Portimão como bio cidade feminina, uma marca turística com força apelativa.

Na componente social e cultural, a acumulação de edifícios deve ser suavizada por espaços de socialização. Modalidades de alojamento turístico devem ser adaptadas a grupos infantis juvenis como espaços-escola e onde se explique a turistas o que era a vida urbana de operários, pescadores ou até burgueses endinheirados. Estes opostos têm concretização. Em Portimão. Com palacetes degradados no centro da cidade e na urgente intervenção na caracterização dos bairros e de pescadores, cuja morfologia urbana a cidade ainda mantém.

Não há reabilitação urbana que seja implementada sem alma, sem coração. É por isso que a participação dos residentes nesses processos é fundamental. Para se pensem os espaços e as pessoas como fontes de interacção e vantagens competitivas em negócios e conhecimento.
Nos tempos que atravessamos, com fortes dificuldades orçamentais e financeiras, a reabilitação urbana deve ser pensada e implementada de forma incremental, optimizadora, com pequenas intervenções, sujeitas a teste, experimentação e erro, mas com custos controlados. A grande intervenção pública sem envolvência privada não tem futuro. E é irrealista.

Em suma, o desejo de um cidadão residente há mais de 40 anos em Portimão é que a sua cidade não morra. E que a cidade invista em conhecimentos, perícias, educação, aprendizagens mais do que em betão e infra-estruturas físicas. Aplicadas a uma Economia de Vantagem Comparativa. A colocação de cérebros no topo dos edifícios é a melhor forma de dar sustentabilidade às cidades, preparando-as e adaptando-as aos ciclos de expansão e contração económica.

Atenta a importância do Turismo no Algarve, a formação de pessoas em contextos criativos e empreendedores de lugares e negócios pode ser o fluxo de sangue vital ao rejuvenescimento das suas cidades. Que o Governo, autarcas, empresários e decisores estejam atentos. A reabilitação agradece.

4 de Novembro de 2011 12:39
Virgílio Machado*







2 comentários:

  1. Ora aí está alguém com visão para Portimão, excelente!

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  2. Maria Filomena Conceicão6 de novembro de 2011 às 12:15

    Concordo absolutamente e gostei muito do que li.Parabéns pelo texto.

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