Páginas do Portimão Sempre

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

«Uma cidade, 2 fotógrafos»

Francisco Oliveira





Julio Bernardo


Júlio Bernardo e Francisco Oliveira mostram a «velha» Portimão O Museu de Portimão vai terminar o ano em beleza. José Gameiro tirou da cartola mais uma iniciativa de grande interesse para todos aqueles, portimonenses ou não, que querem conhecer ou recordar Portimão antes do «progresso» desenfreado. O cenário está pronto e foi muito bem imaginado. A exposição abriu a 17 de dezembro e prolonga-se até 29 de Abril do próximo ano.

O centro de interesse, como já dissemos, é Portimão, desde a década de 50 aos finais da década de 70 do século passado. Falemos agora dos dois atores principais, que já ultrapassaram a barreira das 90 primaveras, pela ordem de antiguidade neste mundo:

Júlio Bernardo, nascido em 1914: artista multifacetado, desde a escola que se destacou no desenho, com a tenra idade de 8 anos. Desenhava os colegas, o professor José Buisel, inicia-se na banda desenhada. Teve grande atividade cenográfica, desenhando os cenários da maioria das peças que foram à cena em Portimão, incluindo a Sabina Freire, de Teixeira Gomes, encenada por João Tavares. Também acumulava as funções de maquilhador.
Foi ele quem deu vida aos principais carros alegóricos dos saudosos corsos carnavalescos, na década de 50. Foi, portanto, desenhador, pintor, escultor e ainda fotógrafo e cineasta, filmando em 8mm, 8mm super e 16mm. «Há peixe no cais», o seu filme mais famoso, irá ser apresentado na exposição.
Contudo, metido no negócio de mercearias da família, todas estas atividades artísticas eram exercidas como um hobby.

Francisco Oliveira, nascido em 1916: um percurso diferente, pois aprendeu com os melhores. Primeiro, com o Dias «Fotógrafo», um excelente retratista; depois, com o Luís Urbano Santos, um paisagista. Logo, trabalhou nos principais estúdios de fotografia de Portimão, naquela época.
Aos 22 anos, abre o seu próprio estúdio fotográfico, por detrás da igreja matriz. Mais tarde, muda-se para a 5 de Outubro, onde ficou até ao final da atividade e aonde ainda vai quase diariamente. Sendo um retratista por excelência e ofício, também gostava de vir para a rua e captar o «ambiente». Ainda bem que o fez!

Como curiosidade, ambos vieram do outro lado do rio. Júlio Bernardo, de Ferragudo; Francisco Oliveira, de Estombar.
Como me disse José Gameiro, a minha fonte de informação sobre eles: «Habituaram-se a ver a cidade do outro lado do rio, o que talvez lhes tenha dado uma visão diferente de Portimão».

Na exposição, poderemos ver uma representação do estúdio do mestre Oliveira, onde nem falta a porta original. E a câmara escura do mestre Júlio Bernardo, com o seu ampliador. E as câmaras antigas com que trabalharam. E fotos da neve em Portimão, nos anos 50, e muito mais coisas. Poderemos ver, acima de tudo, como dois artistas fotografaram os mesmos temas, na mesma época, de modo diferente e com estilos diferentes.
Uma exposição a não perder.

Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário