Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Câmaras devem dez mil milhões. Portimão é a que mais ficou a dever em 2010.


As câmaras e as empresas municipais devem cerca de dez mil milhões de euros, uma dívida equivalente a 12% do total do resgate financeiro que Portugal recebe da troika, de 78 mil milhões de euros ou 5% do PIB. Os dados constam do ‘Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses’, que foi ontem apresentado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

As 308 câmaras do País deviam ao Estado e a fornecedores, em 2010, perto de 8,2 mil milhões de euros, aos quais se somam 1,2 mil milhões de 304 empresas municipais e 290 serviços municipalizados. Há autarquias que chegam a aumentar o seu endividamento em 60% face aos valores de 2009, como é o caso de Portimão. O passivo da autarquia aumentou 55 milhões de euros. O estudo revela ainda que cerca de um terço dos municípios demora mais de seis meses a saldar as dívidas aos fornecedores.

A explicar este aumento da dívida do sector local está o facto de os municípios fazerem "previsões de receitas exageradas", que não conseguem arrecadar, segundo João Carvalho, um dos autores do estudo, que estima em 1,5 a dois mil milhões de euros as necessidades das câmaras municipais para pagarem as dívidas de curto prazo.

Lisboa é a câmara mais endividada, com um passivo de quase 1,1 mil milhões.

Fonte: Correio da Manhã


PARABÉNS!!
ESTAMOS NO MAPA!!

JP

1 comentário:

  1. Como é que se pode entender que essa equipa de gestão continue a esbanjar sem que haja alguém que lhes ponha um fim. Enquanto não houver a imputação de responsabilidades por gestão danosa eles continuam por aí.

    ResponderEliminar