Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Portimão exige nova ETAR


Portimão ameaça abandonar o sistema multimunicipal de tratamento de esgotos, gerido pela Águas do Algarve (AdA), se não for construída a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A decisão, do conselho de administração da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), vai a reunião de câmara quarta-feira. A EMARP argumenta que uma das condições para a integração no sistema multimunicipal, em 2007, foi a construção da nova ETAR, o que não aconteceu. Agora teme que as restrições financeiras das empresas do grupo Águas de Portugal possam pôr em causa a obra. A EMARP frisa que a actual ETAR serve Portimão, Monchique e parte do concelho de Lagoa, e deverá receber os efluentes de suiniculturas, pelo que está em causa o cumprimento dos parâmetros de descarga, com a deterioração da qualidade da água do rio Arade. Além disso, existe o problema de maus cheiros.

Perante isto, Portimão equaciona deixar de pagar os caudais mínimos de saneamento (cerca de 3 milhões €/ano) até que se iniciem os trabalhos de construção da nova ETAR. Se a resposta da AdA for no sentido de que a obra não irá mesmo avançar, o município pondera a saída do sistema.

Fonte: Correio da Manhã

2 comentários:

  1. "O Município pondera a saída do sistema". E onde irá depois descarregar os esgotos do concelho?
    Será que planeiam abrir um buraco grande? Ou transformar o parque de estacionamento do 1.º de Maio numa fossa gigante? Ou não pensam no que dizem?

    FV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem dito. Concordo consigo subscrevo e faço as mesmas perguntas.

      Eliminar