Páginas do Portimão Sempre

sábado, 18 de fevereiro de 2012

TRÂNSITO EM PORTIMÃO – PARTE II. MEDIDAS PROPOSTAS PARA O CENTRO DA CIDADE. Capitulo 2


CAPÍTULO 2 – SITUAÇÕES DE URGENTE RESOLUÇÃO

Pretendi ainda abordar algumas situações que em meu entender constituem situações de
verdadeiro perigo para a circulação, e que de um modo geral não implicam o
dispêndio de montantes avultados, nomeadamente:
- a eliminação da “rotunda” do largo Gil Eanes (já referida na Parte 1)



- o levantamento urgente de situações como a ausência ou deficientes dispositivos de proteção em pontes e viadutos, como por exemplo o exemplo que abaixo se ilustra, que ocorre na EN 532, após o desvio para Vale Judeu. Quem se responsabiliza por algum acidente que se verifique num desses locais ?






- ainda na EM 532, o alargamento da Passagem Inferior ao Caminho de Ferro, que para além do facto de possuir reduzida largura útil, se insere numa curva e contra-curva, o que torna este local um ponto negro de circulação.

- o “fecho” da rotunda na Av. Paul Harris, eliminando a existência dos semáforos, o que iria introduzir um obstáculo ao excesso de velocidade utilizada pelos condutores, reduzir o tempo de espera e fluidificar o escoamento de tráfego.
- o levantamento sistemático de outras situações de perigo e/ou deficiente sinalização que poderá passar pela participação dos munícipes, abrindo uma janela de reclamações, devidamente divulgada e com prazos definidos para a sua colaboração.

A participação dos cidadãos neste tipo de iniciativas aumenta a sua responsabilidade e participação, evitando o surgimento de criticas à atuação dos órgãos responsáveis e decisores, fazendo chegar a mensagem que não é possível colocar um fiscal em cada canto da cidade, e que terão que ser também os próprios utentes dos serviços os primeiros a alertar para a existências de desconformidades ou situações que no seu entender mereçam a intervenção neste caso do Município.

Espero com esta reflexão meramente intuitiva e sem qualquer caráter científico, uma vez que não foi baseada em nenhum estudo de tráfego ou de mobilidade, trazer à discussão estes assuntos que por vezes são geradoras de muita polémica e “animação”, no sentido de poder atingir conclusões que possam trazer à luz do dia soluções que a todos beneficiam.


Ricardo Palet de Almeida, Eng. Civil IST
ricardo.palet@gmail.com
Fevereiro de 2012


1 comentário:

  1. travessar para ferragudo da marina de portimao basta um tubo pa ir debaixo em vidro senao os turistas cagam-se logo nisso e nao sai caro,e,mais facil po pessoal que nunca mergulhou com garrafa ,faz-ze mais business assim e com o novo museu aquatico preciso dizer mais

    ResponderEliminar